CONGRESSO BRASILEIRO DE TERAPIAS COGNITIVAS

TRABALHOS DE 2022

Título Autores Palavras Chave Instituições Área Artigo
COMPORTAMENTO ALIMENTAR: DA AVALIAÇÃO AO TRATAMENTO Mariângela Feijó ², Bianca Raquel Castro ¹, Martha Wallig Brusius Ludwig ³, Martha Falcão de Castro e Costa ⁴, Margareth da Silva Oliveira ², Marcia Fortes Wagner ¹, Lissandra Keyla Cattebecke ⁴, Jeane Queiroz Pimentel dos Santos ⁴ Avaliação Psicológica; Comportamento Alimentar; Intervenção; Obesidade; Tratamento ¹ IMED - Faculdade Meridional (Rua General Prestes Guimarães, 304 - Vila Rodrigues, Passo Fundo, RS, 99070-220), 2 PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Avenida Ipiranga, 6681, Bairro Partenon, Porto Alegre, RS, 90619-900), 3 CEFI - Centro de Estudos da Família e do Indivíduo. Núcleo CEFI Contextus (Rua Carlos Trein Filho, 34, Bairro Auxiliadora, Porto Alegre, RS, 90450-120. ), 4 SP - Slowmind Psicologia (Avenida Mário Ypiranga, 315, sala 603, Bairro Adrianópolis, Manaus, AM, 69057-070 ) Intervenções nos contextos de saúde

Visualizar

CONCEITUALIZAÇÃO DE CASO E DESFECHOS CLÍNICOS: REVISÃO DE ESCOPO Carlos Diogo ¹,²,³,⁴, Marcele Carvalho ¹,²,³,⁴ Conceitualização De Caso; Desfecho Clínico; Terapia Cognitivo-Comportamental;  ;   ¹ NIPPAC - Núcleo Integrado de Pesquisa em Psicoterapia de Abordagem Cognitiva e Comportamental (Av. Venceslau Brás, 71 Fundos, 22290140 Rio de Janeiro. RJ), 2 LABPR - Laboratório de Pânico e Respiração (Av. Venceslau Brás, 71 Fundos, 22290140 Rio de Janeiro. RJ), 3 IPUB - Instituto de Psiquiatria da UFRJ (Av. Venceslau Brás, 71 Fundos, 22290140 Rio de Janeiro. RJ), 4 UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (Av. Venceslau Brás, 71 Fundos, 22290140 Rio de Janeiro. RJ) Intervenções nos contextos de saúde

Visualizar

CONSTRUÇÃO DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO BASEADO NA TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL PARA CRIANÇA COM DEPRESSÃO Juliana Vieira Silva ¹, Edson Rodrigo Costa ¹, Gabriela Júlia dos Santos ¹ Depressão Infantil; Protocolo; Depressão Infantil; Intervenção;   ¹ UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí (Rua Uruguai, 495, Itajaí-SC) Intervenções na infância, adolescência, famílias e escolas

Visualizar

CONTRIBUIÇÕES DAS HABILIDADES SOCIAIS NAS INSTITUIÇÕES FORMAIS DE EDUCAÇÃO: ASPECTOS TEÓRICOS Francisca Cinara Martins Bacelar ¹, Gledson de Lucas Silva de Jesus ², Nizianne Andrade Picanço Batista ¹ Formação Psicossocial; Habilidades Sociais; Processo Educacional;  ;   ¹ IESPES - INTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR (Rua Coaracy Nunes, 3315 ), 2 UFOPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARA (Marechal Rondon) Intervenções na infância, adolescência, famílias e escolas

Visualizar

CONTRIBUIÇÕES DAS TERAPIAS COMPORTAMENTAIS E COGNITIVAS PARA ALÉM DO CONSULTÓRIO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, INTERVENÇÃO PARA SEXUALIDADE E PARA CUIDADORES DE IDOSOS. Débora C. Fava ¹, Aline Sardinha ³,³,²,² Intervenções; Comunidade; Sexualidade; Professores; Idosos ¹ ELO - ELO Psicologia e Desenvolvimento (Rua Maranguape, 72 sala 1301. Porto Alegre RS), 2 FCM - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Departamento de Saúde Mental; (Sao Paula, SP.), 3 UFRJ - Programa de Pós-graduação em Psiquiatria e Saúde Mental, Instituto de Psiquiatria, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ (Avenida venceslau brás 71, fundos. Botafogo, Rio de Janeiro) Intervenções nos contextos de saúde

Visualizar

DEMANDAS E INTERVENÇÕES NA PRÁTICA CLÍNICA COM ADOLESCENTES Aline Henriques Reis ¹ Adolescência; Relação Terapêutica; Demandas Clínicas; Terapia Cognitiva Sexual; Terapia Do Esquema ¹ UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Cidade Universitária, Campo Grande - MS) Intervenções na infância, adolescência, famílias e escolas

Visualizar

DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS COM ADOLESCENTES NO FORMATO ON-LINE: POSSIBILIDADES E DESAFIOS Ilana Figueiredo Brandão ¹ Habilidades Socioemocionais; Adolescentes; Modalidade On-Line; Possibilidades; Desafios ¹ UNIVERSO - UNIVERSO (Av. Antônio Carlos Magalhães, 2728 - Pituba, Salvador - BA, 41800-700) Intervenções na infância, adolescência, famílias e escolas

Visualizar

DESREGULAÇÃO EMOCIONAL: IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA CLÍNICA Jan Luiz Leonardi ², Marcelo Montagner Rigolli ³, Ramiro Figueiredo Catelan ¹ Desregulação Emocional; Regulação Emocional; TEPT; Dissociação; Devaneio Excessivo ¹ NUPDE/UFRJ - Núcleo de Pesquisa em Devaneio Excessivo e Desregulação Emocional, Universidade Federal do Rio de Janeiro (Av. Venceslau Brás, 71 - Botafogo, Rio de Janeiro - RJ, 22290-140), 2 InPBE - Instituto de Psicologia Baseada em Evidências (R. Dr. Renato Paes de Barros, 714/133 - Itaim Bibi, São Paulo - SP, 04530-000), 3 InTCC - Instituto de Terapias Cognitivo-Comportamentais (Av. Plínio Brasil Milano, 232 - T - Higienópolis, Porto Alegre - RS, 90520-000) Neurociências, neuropsicologia e pesquisa básica

Visualizar

DO AGREDIDO A AGRESSOR: A DINÂMICA DA VERGONHA E HUMILHAÇÃO EM AGRESSÕES ENTRE ADOLESCENTES SOB A PERSPECTIVA DA TERAPIA FOCADA NA COMPAIXÃO DE PAUL GILBERT Luciana Rizo ¹ Adolescência; Agressividade; Humilhação; Terapia Focada Na Compaixão; Vergonha ¹ FPCE-UC - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (R. Colégio Novo, 3000-115 Coimbra) Intervenções na infância, adolescência, famílias e escolas

Visualizar

EDUCAÇÃO POSITIVA E MÃES: UM ESTUDO DE VIABILIDADE DE INTERVENÇÃO REMOTA Jessica Giovanna Espinoza Tarazona ¹, Ana Paula Fernandes Castilho dos Santos ¹, Letícia Moraes Cabianca ¹, Marília Vidal de Vasconcelos Barros ¹, Leticia Lorbieski ¹, Vitoria Kustodia Souza Lobo ¹, Sabrina Mazo D Affonseca ¹ Educação Positiva; Mães; Intervenção Remota;  ;   ¹ UFSCar - Universidade Federal de São Carlos (Rod. Washington Luiz, s/n - Monjolinho, São Carlos - SP, 13565-905) Intervenções na infância, adolescência, famílias e escolas

Visualizar